A Rússia exigiu nesta quarta-feira (12) uma visita imediata de especialistas ao local do ataque químico na cidade síria de Khan Shaykhun, na província de Idlib, e à base aérea de Shayrat, na província de Homs, atacada pelos Estados Unidos. A declaração é do vice-embaixador da Rússia na ONU, Vladimir Safronkov.
"Estamos convencidos da necessidade de uma investigação imediata e exaustiva, as possibilidades para isso não se esgotaram; com este fim, é necessária uma visita urgente de uma equipe internacional de profissionais altamente qualificados nas áreas de Khan Shaykhun e na base aérea Shayrat atacada por mísseis", disse o representante da Rússia após a votação do projeto de resolução sobre a Síria no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Na noite da quinta-feira passada, os Estados Unidos realizaram um ataque com mísseis contra a base aérea de Shayrat, localizada a cerca de 40 quilômetros da cidade de Homs, alegando, sem provas, que o ataque químico ao Idlib teria sido lançado a partir dessa localidade pelas forças de Bashar Assad.