A tensão entre a Coreia do Norte e o Ocidente continua se agravando. Entretanto, Kim Jong-un vai aumentando as capacidades da frota de submarinos norte-coreana.
As preocupações quanto aos supostos planos de Pyongyang para criar uma frota de submarinos nucleares são explicadas pelos acontecimentos de 2015, quando cerca de 50 submarinos desapareceram simultaneamente. Naquele momento, uns 70% dos submarinos norte-coreanos deixaram de ser visíveis nos radares.
Aquele incidente aconteceu em plena tensão entre o Sul e o Norte. Os militares sul-coreanos acharam o fato um mau sinal e decidiram mobilizar todos os recursos disponíveis para encontrar os navios.
Mais tarde, as autoridades sul-coreanas informaram que tinha reaparecido a maioria dos submarinos, mas não todos.
Em dezembro passado foram publicadas algumas fotos tiradas por um satélite, provocando o receio que Pyongyang possa se estar preparando para realizar um ataque com armas nucleares a partir de seus submarinos.
Tudo indicava que o submarino se estava preparando para zarpar ou acabava de regressar à base, diz a publicação do jornal Daily Mail.
Uma provocação de Pyongyang parece ser ainda mais possível, dado que em 15 de abril o país celebrará o 105º aniversário do nascimento do fundador do Estado Kim Il Sung. A festa respectiva se chama "O Dia do Sol", sendo a festa nacional mais importante. As autoridades norte-coreanas costumam realizar ensaios de suas armas em dias como este.