O valor total da demanda atinge pelo menos 4,2 bilhões de dólares (R$ 13,136 bilhões) devido aos ataques de 11 de setembro de 2011, informa a Reuters.
Essas organizações são culpadas, de acordo com a demanda, de "apoiar e provocar" atentados terroristas através da prestação de ajuda à Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia).
Para além disso, parentes das vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2011 nos EUA apresentaram uma demanda coletiva contra a Arábia Saudita. Acusam-na de apoiar o grupo terrorista Al-Qaeda, incluindo através de ajuda financeira. A demanda foi assinada por 800 pessoas com objetivo de receber uma indenização do governo do reino.
O atentado de 9/11 foi uma das mais tristes páginas na história mundial: vários terroristas com ligações à Al-Qaeda sequestraram quatro aeronaves comerciais que fizeram colidir contra o World Trade Center e o Pentágono, matando de cerca de 3 mil pessoas. O quarto avião, que era dirigido ao Capitólio dos Estados Unidos, caiu na Pensilvânia depois de os passageiros terem tentado retomar o controle da aeronave.