Sonda Cassini se prepara para voo de despedida

© Foto / NASA/JPL-CaltechEsta ilustração mostra o mergulho de Cassini através da pluma de Encélado em 2015. As descobertas do mundo oceânico feitas pela Cassini e pelo Hubble ajudarão a informar a exploração futura e a busca mais efetiva de vida além da terra.
Esta ilustração mostra o mergulho de Cassini através da pluma de Encélado em 2015. As descobertas do mundo oceânico feitas pela Cassini e pelo Hubble ajudarão a informar a exploração futura e a busca mais efetiva de vida além da terra. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A sonda da NASA, Cassini, inicia hoje (19) seu último voo através dos anéis de Saturno rumo ao satélite, Titã. Assim, a sonda está se preparando para encerrar sua longa vida mergulhando na atmosfera do planeta gigante de gás em 15 de setembro, informa a agência espacial da NASA.

A aproximação de Titã mudará a órbita da Cassini e a sonda será capaz de mergulhar no espaço entre Saturno e seus anéis. Tais manobras serão realizadas cada semana e prolongam-se até o fim da sua missão em setembro, diz o comunicado da NASA.

Os astrônomos da agência espacial apontam que "a Cassini está se preparando para realizar sua última apresentação na ópera espacial".

Asteroide no espaço - Sputnik Brasil
Catástrofe se aproxima? Terra observará asteroide de grandes dimensões hoje à noite
Há mais de 20 anos longe da Terra, a estação interplanetária Cassini iniciou, no fim de novembro de 2016, a última etapa da sua vida, reconhecida oficialmente como "Final da ópera".

Durante sua missão, a sonda da NASA tem realizado uma série de manobras orbitais que a permitiu passar muito próximo de Titã, mudou sua rota e no fim de dezembro mergulhou nos anéis do planeta gigante. Nós últimos meses, a Cassini realizou mais de 20 mergulhos semelhantes, fazendo muitas descobertas significativas e enviando dados novos para a Terra.

Enquanto isso, a sonda mãe seguiu na órbita de Saturno, descobrindo, por exemplo, que os anéis de Saturno são formados por fragmentos de gelo com o tamanho até de uma casa e que a Lua Enceladus possui gêiseres de gelo em sua superfície.

© AFP 2023 / HO / ESA / AFPVisão artística da siperfície de Titã, satélite de Saturno
Visão artística da siperfície de Titã, satélite de Saturno - Sputnik Brasil
Visão artística da siperfície de Titã, satélite de Saturno

Então, nesse dia, a Cassini fará o primeiro de uma série de 22 voos finais pela região inexplorada dos mais de 2,4 mil quilômetros que separam Saturno dos seus anéis. O objetivo dos cientistas é aproveitar esses últimos dias da sonda para aprender sobre a estrutura interna do planeta e sobre as origens dos anéis.

Colisão da Terra com o corpo celeste - Sputnik Brasil
Cientistas britânicos: mundo vai acabar em outubro de 2017
Destaca-se também que Cassini irá tirar fotografias das "ilhas" nos maiores mares carbônicos do planeta que, segundo os cientistas, representam bolhas de azoto que sobem para a sua superfície.

Em 15 de setembro de 2017, sob o comando dos engenheiros da agência, depois de uma série de 22 sobrevoos entre o planeta e seu satélite, a Cassini vai penetrar na atmosfera de Saturno, enviar as últimas informações à Terra e se desintegrar, como uma estrela cadente, fundindo-se ao planeta que ajudou a desvendar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала