"Acredito que o senhor Trump tenha escolhido o caminho da guerra, apesar de suas promessas ao povo. Falei antes e falo novamente: esta guerra vai certamente levar à queda da hegemonia dos EUA no mundo. Tenho certeza de que há muitas causas, sobre as quais falarei em outra ocasião", declarou Mahmoud Ahmadinejad em entrevista ao Euronews.
Ele falou também que o Plano de Ação Conjunto Global (acordo internacional quanto ao programa nuclear iraniano) não cumpriu o esperado pelo povo.
"O acordo nuclear foi apresentado de uma forma como se ele fosse resolver todos os problemas no mundo. Como se as sanções da ONU, sanções ilícitas unilaterais e sanções coletivas contra o Irã fossem todas anuladas… Acho que o povo iraniano recebeu a informação falsa, vimos que o prometido não foi cumprido", frisou ele.
Mais anteriormente, Ahmadinejad declarou que o ataque dos EUA à Síria não representa ameaça alguma para o Irã.
Iran’s former President Mahmoud Ahmadinejad registers to run in May election https://t.co/3X6s8smoVw pic.twitter.com/QtSBGvpRI2
— Latest USA TODAY (@latest_USAtoday) 12 de abril de 2017
Segundo ele, depois de sua presidência, Irã não se reforçou nem economicamente, nem politicamente.
Ahmadinejad oficializou sua candidatura à presidência mesmo tendo prometido ao presidente atual que não se iria candidatar. As eleições serão realizadas em maio de 2017.