Alemanha sonda vazamento de documentos para a WikiLeaks

© AFP 2023 / THOMAS COEXWikiLeaks
WikiLeaks - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério Público de Berlim está realizando uma investigação sobre o vazamento de documentos confidenciais do governo sobre cooperação de agências de espionagem entre a Alemanha e os EUA, publicada pela organização WikiLeaks em dezembro de 2016, disse o porta-voz Martin Steltner a Sputnik na sexta-feira.

Vazamento de informações: WikiLeaks publica nova série de documentos secretos da CIA
Na quinta-feira, a emissora NDR informou que o Ministério Público de Berlim estava investigando os funcionários alemães do Parlamento Federal (Bundestag) sobre o vazamento de dezembro, pois eles tinham acesso à maior parte dos documentos vazados. A emissora observou que o gabinete do chanceler autorizava a mudança do Ministério Público.

"A investigação não foi concluída", disse Steltner sem especificar o conteúdo da investigação.

Steltner observou que o Ministério Público tinha poderes específicos para autorizar revisões desse tipo quando existe suspeita de crime. A revisão não resultará necessariamente na construção de um caso legal, acrescentou Steltner.

Em 1 de dezembro de 2016, a WikiLeaks divulgou 90 GB de informações que faziam parte de um inquérito parlamentar alemão sobre as operações de vigilância da agência de inteligência alemã Bundesnachrichtendienst (BND) e sua cooperação com a Agência Nacional de Segurança dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала