"O ministério sul-coreano da Defesa e o comando das tropas norte-americanas na Coreia do Sul solicitaram em 19 de abril ao Comitê para o estatuto das tropas norte-americanas na Coreia do Sul (SOFA) que autorize a entrega de um terreno. O Comitê deu luz verde em 20 de abril. O procedimento da entrega do território às tropas norte-americanas foi concluído", indicou o ministério sul-coreano das Relações Exteriores.
Trata-se de uma superfície total de 300 mil metros quadrados. Todos os elementos da bateria – um radar, as rampas de lançamento, o posto do comando e os equipamentos suplementares já chegaram à Coreia do Sul.
US, South Korea Finally Agree on Land Deal for THAAD Placement — https://t.co/gqz2AdO43l https://t.co/LXq6C2UsjM
— Southernkimmy (@southernkimmy) 22 de abril de 2017
Segundo os analistas locais, isso põe um ponto final nas discussões sobre a possibilidade de instalação de mísseis norte-americanos na Coreia do Sul.
Pequim e Moscou já tinham condenado a instalação dos mísseis norte-americanos na Coreia do Sul, qualificando a ameaça norte-coreana como pretexto para criar uma rede de defesa antimíssil que vai conter a Rússia e a China. Pequim tinha adotado sanções econômicas contra Seul e ameaçou reforça-las em caso de instalação do THAAD.