Temer e Rajoy se reuniram em particular e participaram de um encontro com ministros e empresários do Brasil e da Espanha. Em seguida, Brasil e Espanha fecharam acordos bilaterais nos setores de transportes, investimentos, infraestrutura, agricultura, pesca, meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, turismo, defesa, assuntos tributários e segurança pública.
O presidente ainda aproveitou para falar com o chefe do governo espanhol das reformas trabalhista e previdenciária. Segundo Michel Temer, Rajoy comentou sobre as dificuldades que enfrentou ao realizar mudanças no país. "Hoje dizia eu para o presidente do governo espanhol, que nós estamos modernizando a legislação trabalhista e reformulando a previdência social, questões que foram tratadas recentemente na Espanha. O presidente Rajoy falsou sobre as dificuldades naturais que enfrentou, inclusive protestos, mas que fizeram a Espanha renascer com uma força extraordinária na economia e no combate ao desemprego", disse Temer.
Durante o encontro Temer destacou ainda que discutiu com o chefe do governo da Espanha sobre o avanço das negociações entre o Mercosul e a União Europeia e Rajoy mais uma vez se mostrou pronto a ajudar no que for preciso para que o acordo comercial seja finalizado.
"Tivemos a oportunidade de falarmos do acordo Mercosul e União Europeia e o presidente da Espanha se dispôs mais uma vez, já o fizera quando estivemos juntos no G20, na China, mas voltou a fazê-lo agora para dizer que a Espanha vai colaborar enormemente para a finalização desse acordo Mercosul-União Europeia."
Já Mariano Rajoy felicitou Temer pela reformas que estão sendo implementadas afirmando que em breve o país será recompensado. "A médio prazo, a seriedade na questão dos assuntos públicos sempre é recompensada. A criação de um marco adequado para que a iniciativa privada possa florescer com previsibilidade de segurança jurídica, mas também de sustentabilidade das contas públicas é a chave para que nossas sociedades possam prosperar", disse o chefe do governo da Espanha.
Rajoy ressaltou a fidelidade das empresas espanholas no Brasil, mesmo em tempos de crise e disse estar convencido de que essa é uma oportunidade para incrementar a presença das empresas espanholas no país e potencializar o comércio entre os dois países.
"Esse é o primeiro país Ibero-americano que visito o que demostra a importância que damos a relação bilateral com o Brasil. O potencial da nossa relação bilateral é imenso e espero que essa viagem nos ajude a aproveitar isso plenamente. A presença empresarial da Espanha no Brasil é muito potente. Somos o segundo investidor do Brasil, e o Brasil é terceiro destino dos investimentos espanhóis no exterior, atrás somente do Reino Unido e Estados Unidos. As empresas espanholas tem demostrado, que o seu compromisso com o Brasil é permanente mantendo sua presença e investindo mesmo durante anos difíceis para ambas economias", afirmou o chefe do governo espanhol.
O chefe do governo espanhol ainda falou sobre a situação da Venezuela, e os protestos a favor e contra o governo Nicolás Maduro, que tem resultado em diversos e violentos conflitos. Segundo o chefe do governo da Espanha "A situação nesse país-irmão nos preocupa profundamente". Para Rajoy, a solução para a Venezuela deve passar "inevitavelmente pela devolução da palavra ao povo depositário da soberania nacional."
Além de se reunir com Temer, o chefe do governo espanhol vai participar nesta terça-feira (25) do I Foro Brasil-Espanha, em São Paulo, e, na quarta-feira (26), irá abrir o Encontro Empresarial Brasil-Espanha, voltado para a atração de novos investimentos no Brasil.