Caças F-35 dos EUA chegam nesta terça-feira à Estônia

© AP Photo / LM OtteroCaça Lockheed Martin F-35 da Força Aérea dos EUA
Caça Lockheed Martin F-35 da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
Caças F-35 das Forças Armadas dos Estados Unidos são aguardados na base aérea de Amari, na Estônia, nesta terça-feira, 25, segundo informou a mídia local.

Um caça F-35C Lightning II a bordo do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower, na costa de Norfolk, Virgínia (arquivo) - Sputnik Brasil
F-35 passa por teste de disparo de bomba a laser contra alvo em movimento
De acordo com informações recebidas pelo site ERR, os jatos devem permanecer no país báltico por várias semanas, realizando exercícios com outras aeronaves americanas e de forças aliadas.

Os Estados da região, por não possuírem uma frota de aviões de guerra para conduzir missões de vigilância aérea, contam desde 2004 com o auxílio de parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para realizar essa tarefa. 

Desenvolvido pela Lockheed Martin, o F-35 é considerado o veículo militar mais caro da história, com custo total do projeto avaliado hoje em 1 trilhão de dólares, o que tem sido uma grande dor de cabeça para o orçamento norte-americano, após mais de 15 anos de pesquisas, testes e correções. Ao longo das próximas décadas, o Pentágono espera receber cerca de 2.440 exemplares dessa aeronave. Até o momento, já foram entregues pouco mais de 200, não apenas para o Departamento de Defesa, mas também para Israel e outros aliados. 

Caça F-35 da Força Aérea de Israel - Sputnik Brasil
Força Aérea israelense passa a ter mais caças F-35

Em janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o programa de desenvolvimento e produção do F-35 sofreria um corte de, aproximadamente, 600 milhões de dólares, o que não tira o projeto do topo da lista dos mais caros. 

Esse caça multifuncional de quinta-geração está sendo construído em três variantes, A, B e C, e tem o objetivo de ser o mais avançado do mundo, com capacidades únicas. No entanto, alguns críticos consideram o projeto catastrófico, por não apresentar um custo-benefício razoável. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала