Sexto teste nuclear norte-coreano: devemos esperar a guerra?

© Sputnik / Ilia Pitalev / Acessar o banco de imagensMilitares norte-coreanos são vistos dentro de um veículo militar durante os festejos para comemorar os 105 anos de nascimento de Kim Jong-il
Militares norte-coreanos são vistos dentro de um veículo militar durante os festejos para comemorar os 105 anos de nascimento de Kim Jong-il - Sputnik Brasil
Nos siga no
Da Coreia do Norte tudo se pode esperar. A agência Sputnik tenta predizer como poderá evoluir a situação no país mais imprevisível e fechado do mundo.

Candidato presidencial do Partido Republicano, Donald Trump (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Trump defende sanções mais duras para 'problema mundial chamado Coreia do Norte'
Hoje, dia 24 de abril, um dia antes do 85° aniversário da criação do Exército Popular da Coreia, tiveram lugar conversas telefónicas entre Donald Trump e seus homólogos da China e do Japão.

É evidente que "os apelos ao comedimento" significam que todos os países esperam novos testes nucleares ou de mísseis da Coreia do Norte. É bastante provável que agora sejam realizadas explosões subterrâneas.

O primeiro indício de preparação para um sexto teste surgiu em meados de março, quando embaixadores norte-coreanos realizaram em vários países conferências de imprensa dedicadas à "injustiça das restrições em relação ao país e ao desenvolvimento de suas próprias forças de dissuasão nuclear no fundo de constantes ameaças por parte dos EUA e de outras forças hostis".

Militares são vistos em cima de um blindado durante festejos do 105 aniversário de Kim Il-sung - Sputnik Brasil
China pede que EUA e Coreia do Norte 'apertem os freios' no discurso belicista
Em seguida surgiram relatos sobre o aumento da atividade em Phungeri, um campo de treinamento nuclear norte-coreano. E agora, depois de um curto período de acalmia no campo de treinamento, as hipóteses de haver um novo teste parecem ser muito altas.

Entretanto, devemos mencionar que a Coreia do Norte já frustrou muitas vezes as expectativas dos observadores e, apesar de todas as previsões, realizou testes em momentos inesperados.

A única coisa que sabemos com certeza é que a Coreia do Norte não vai abdicar de realizar suas provas nucleares sem que haja concessões da parte dos outros países envolvidos no conflito. Por isso, a probabilidade de uma nova guerra, lamentavelmente, continua pairando sobre a região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала