As Forças de Autodefesa do Japão informaram em um comunicado que pretendem realizar exercícios militares conjuntos nesta quarta-feira com o grupo naval norte-americano liderado pelo porta-aviões USS Carl Vinson, que foi deslocado para a região em meio à recente escalada das tensões com a Coreia do Norte.
"Os exercícios serão realizados em 26 de abril na área do mar ocidental da prefeitura de Okinawa. Os exercícios incluirão [do lado japonês] dois caças F-15 e os destróieres Samidare e Ashigara. Do lado dos EUA participará o porta-aviões USS Carl Vinson, outros navios, e dois caças F-18 ", informou o comunicado.
No domingo, o Japão e os Estados Unidos já iniciaram exercícios militares navais no Oceano Pacífico, com a participação de um grupo naval norte-americano, liderado pelo USS Carl Vinson, de acordo com o Tóquio. O grupo foi enviado pelos Estados Unidos para a Península Coreana em meio às crescentes tensões na região. O jornal norte-coreano Rodong Sinmun disse que Pyongyang estava pronto para demostrar o seu poder militar em resposta ao movimento dos EUA e que as forças revolucionárias do país poderiam afundar o USS Carl Vinson com um único ataque.