O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, espera que Coreia do Sul pague um bilhão de dólares pelo sistema THAAD.
MORE: Trump wants to renegotiate or terminate 'horrible' trade deal with South Korea, wants it to pay for $1-billion THAAD missile defense
— Reuters Top News (@Reuters) 28 de abril de 2017
Por sua vez, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul declarou que quem deve pagar são os EUA, comunicou a Yonhap, na sexta-feira (28), citando uma declaração do Ministério.
A declaração publicada afirma que a Coreia do Sul não vai alterar a sua atitude quanto ao pagamento do THAAD.
"Trata-se da atitude de Trump – forçar os aliados a pagar mais, sem esclarecer detalhes. No que toca ao THAAD, a Coreia do Sul, na realidade, dividiu um terreno para a instalação do mesmo, mas há discussões sérias na comunidade sobre a sua eficiência e utilização. Acredita-se que este sistema seja incapaz de defender a cidade mais importante da Coreia do Sul, ou seja, Seul", frisou Aleksandr Vorontsov ao serviço russo da Rádio Sputnik, adiantando que tudo indica que EUA precisem mais do THAAD na região do que a própria Coreia do Sul.
Segundo ele, as exigências dos EUA vão levar ao reforço da posição dos que apoiam o desenvolvimento do próprio programa nuclear na Coreia do Sul.
South Korea paying for THAAD 'impossible': adviser to presidential frontrunner https://t.co/ybp1EicHfQ pic.twitter.com/aHzTUPLSub
— Reuters Top News (@Reuters) 28 de abril de 2017
"Parece que Trump acredita mesmo que atitude rígida vá funcionar, assim como funciona nos negócios. Mas sabemos que quando o negócio não está dando certo, as partes tentam chegar a um compromisso o mais rápido possível", acrescentou analista.
Segundo ele, com os EUA ditando suas condições, vai aumentar o número de apoiadores do desenvolvimento do próprio programa nuclear da Coreia do Sul.