O novo programa de investimentos norte-americano se chama "Terceira Estratégia de Proteção (Third Offset Strategy)" e é a continuação das duas anteriores estratégias destinadas a conter o reforço militar da União Soviética e dos seus aliados, comunica o The National Interest.
The Third Offset Strategy can't solve all the country's national security challenges. https://t.co/R1w8Dpanem
— National Interest (@TheNatlInterest) 25 de março de 2017
De acordo com Gouré, os EUA precisam da nova estratégia porque a Rússia e outros potenciais adversários investiram muito na criação de equipamento, táticas, estruturas destinadas a conter o potencial militar e técnico dos EUA e da OTAN. Além do mais, estes países estão realizando a sua própria estratégia de guerra ofensiva rápida e não nuclear.
Os autores desta iniciativa decidiram utilizar os avanços tecnológicos na construção de robôs, sistemas autônomos, tecnologias furtivas e técnicas de fabricação avançadas (como a impressão 3D).
Segundo o analista, o Pentágono pode já utilizar certos elementos da Terceira Estratégia de Proteção, incluindo o F-35 que, segundo ele, pode ser um elemento "do novo tipo de combate aéreo".
Os sistemas antiaéreos e antimísseis modernizados são outros elementos da nova estratégia do Pentágono. Os EUA já estão deslocando tais mísseis para a Europa (Aegis e Standartd 3) e para a Coreia do Sul (THAAD).
Os EUA já tinham testado com sucesso o sistema de tiro versátil (Multi-Mission Launcher) com dispositivos de intercepção de drones, mísseis de cruzeiro e projéteis da artilharia, acrescentou Gouré.
.@USArmy Test Fires #Miniature Hit-to-Kill #Missile From Multi-Mission Ground #Launcherhttps://t.co/NS3HriNcTQ pic.twitter.com/YzLsrSToY9
— Defenseworld.net (@defenseworld) 17 de janeiro de 2017
O Pentágono testou ainda uma arma a laser instalada no veículo blindado Stryker, capaz de abater drones e projéteis do curto alcance. Segundo o analista, os navios norte-americanos podem ser equipados com armas eletromagnéticas a laser nos próximos 10 anos.
Além disso, a Terceira Estratégia da Proteção inclui vários programas de modernização de tanques, veículos blindados, mísseis de grande alcance e armas da artilharia.