Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a Marinha de Seul receberá o navio da classe Dokdo após as operações de teste, marcando a primeira vez em uma década que um navio de transporte deste tamanho será construído no país. Medirá 199,4 metros de comprimento e 31 metros de largura.
Com a capacidade de transportar centenas de militares, veículos blindados, artilharia, caminhões, helicópteros e navios de alta velocidade, o navio é muitas vezes chamado de um "porta-aviões leve" e é um dos maiores navios de aterragem anfíbio no continente asiático.
"O primeiro navio da classe Dokdo é o fruto valioso da determinação da Coreia do Sul pela autodefesa e pela tecnologia de construção naval mais importante do mundo", disse Moon Ki-jeong, um alto funcionário da Agência de Administração de Programas de Aquisição de Defesa (DAPA).
Enquanto isso, a Coreia do Sul se prepara para sua primeira eleição desde que a ex-líder Park Geun-hye foi deposta do cargo e o sistema antimísseis THAAD instalado no país pelos EUA atrai indignação popular e tensão internacional. Segundo a NBC,que o sistema já tem "capacidade de interceptação inicial" e pode estar totalmente operante em junho.