Antes, o representante do contingente militar americano na Coreia do Sul Robb Manning informou à Sputnik que o THAAD já está instalado e pronto para intercepção de mísseis da Coreia do Norte.
"A respeito do THAAD a nossa posição é clara e decidida. Estamos contra a instalação do THAAD na Coreia do Sul. Apelamos às partes correspondentes para pararem a instalação do THAAD", diz Geng Shuang, referindo que a China vai tomar as medidas necessárias para proteção dos seus interesses.
De acordo com os dados da mídia sul-coreana, a bateria do THAAD terá de quatro a nove plataformas de lançamento móveis de lagartas, cada uma das quais pode transportar oito mísseis-interceptores, embora os dados oficiais não tenham ainda sido publicados. A bateria também será equipada com um radar antimíssil TPY-2 TM. O raio de alcance desses antimísseis, segundo foi afirmado, não supera os 200 quilômetros.
Pequim e Moscou opinam que os EUA, sob pretexto da oposição à Coreia do Norte, estão instalando um sistema antimíssil que ameaça os mísseis balísticos da Rússia e da China.