"Para acabar com o derramamento de sangue do povo sírio, e pronta para se engajar em todas as propostas que levem ao retorno do povo sírio à vida pacífica… A República Árabe Síria apoia as propostas da Rússia para a criação de zonas de segurança para implementar o acordo de cessar-fogo, assinado em 30 de dezembro de 2016", informou o comunicado.
Em 1 de maio, uma fonte na delegação da oposição da Síria revelou à Sputnik as propostas da Rússia para o processo de paz na Síria. Segundo documentos recebidos pela agência, a Rússia propõe criar quatro zonas para reduzir as tensões na Síria: na província de Idlib, ao norte da cidade de Homs, em Ghouta Oriental e no sul do país.
A quarta rodada de negociações internacionais sobre a Síria em Astana teve início nesta quarta-feira. As conversações devem durar dois dias. Na quinta-feira as reuniões em formatos bilaterais terão seguimento, culminando em uma sessão plenária geral. Após as reuniões, uma série de documentos deve ser assinada, incluindo os documentos relativos à criação de quatro zonas de segurança na Síria.