- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Estatal russa Rosatom discute aplicações de tecnologias nucleares no Brasil

© Sputnik / Pavel Lisitsyn / Acessar o banco de imagensStand da corporação estatal Rosatom na Exposição Internacional INNOPROM-2010 em Yekaterinburgo
Stand da corporação estatal Rosatom na Exposição Internacional INNOPROM-2010 em Yekaterinburgo - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Companhia Estatal de Energia Nuclear (Rosatom), da Rússia, realizou uma reunião na última semana, no Rio de Janeiro, para debater com autoridades, especialistas, pesquisadores e empresários diferentes usos das tecnologias nucleares fora do mercado energético.

Modelos de reatores nucleares Brest e MBIR no estande da Rosatom. - Sputnik Brasil
Rosatom fornecerá combustível nuclear para todo o mundo
As discussões giraram em torno principalmente do desenvolvimento das tecnologias de irradiação na América Latina e sua aplicação na indústria, na medicina e na agricultura. O encontro contou com a participação de representantes de empresas como Eletronuclear, Eletrobrás, Nuclep, Amazul, Tecnatom, de órgãos como a Comissão de Energia Nuclear, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto de Qualidade Nuclear (IBQN), Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) e Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e também estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estabelecida no Brasil desde 2015, como Rosatom América Latina, a estatal russa vem desenvolvendo uma série de projetos com parceiros brasileiros e de outros países da região. Por aqui, destaca-se, um plano para construir um centro de irradiação para esterilizar materiais médicos, atividade que depende hoje de um único fornecedor, em um mercado onde a demanda estimada está crescendo em torno de 30%. Esse projeto é resultado de um acordo firmado entre a Corporação Unida para Inovações (UIC), subsidiária da Rosatom, e a empresa brasileira CK3 no final do ano passado. Também em parceria com a Rosatom, está em andamento no Brasil uma iniciativa para reduzir os custos da produção de lutécio, utilizado no tratamento do câncer, entre outros projetos. 

A cooperação entre Brasil e Rússia no setor nuclear é regida pelo Acordo para Cooperação nos Usos Pacíficos da Energia Nuclear, celebrado em 15 de setembro de 1994. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала