Se trata de uma ajuda financeira de 410 bilhões de dólares (R$ 1,3 bilhões), destinados inclusive a apoio militar, revela o texto do projeto.
Destaca-se que "estão previstos pelo menos $ 410 bilhões para ajudar a Ucrânia, contudo o Pentágono pode gastar 150 milhões (cerca de 480 milhões de reais) com "prestação de assistência, inclusive preparação militar, fornecimento de armas letais, de meios aéreos destinados à defesa, ajuda logística", assim como apoio por parte da Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos (CI, na sigla em inglês) para militares e forças da segurança nacional da Ucrânia".
Para além disso, a ajuda financeira pode ser prestada para substituição de quaisquer tipos de arma.
Mais cedo, a adjunta do secretário de Estado para assuntos da Europa e Ásia, Bridget Brink, disse que o orçamento dos EUA de ajuda para a Ucrânia seria reduzido.
Na quinta feira (4) o projeto do orçamento foi aprovado por maioria (79) dos senadores. O orçamento é de 1,1 trilhões de dólares (R$ 3,5 trilhões). O projeto prevê o financiamento do governo dos EUA até 30 de setembro, quando no país acaba o ano financeiro. Agora o documento tem que ser assinado pelo presidente Trump.