De acordo com reportagem da emissora norte-americana, o lançamento do artefato por meio de um submarino de pequeno porte na última terça-feira teria dado evidências às autoridades dos EUA que os norte-coreanos podem ter influência sobre os iranianos.
Estudos produzidos pela inteligência norte-americana apontam que o design do submarino iraniano seria norte-coreano, semelhante aos submarinos do país asiático.
Além disso, o submarino iraniano seria do mesmo tipo daquele que afundou um navio de guerra sul-coreano em 2010, em referência ao naufrágio da fragata Cheonan que matou 46 marinheiros no Mar Amarelo.
O Pentágono determinou que o Irã tentou, sem sucesso, lançar um míssil da série Jask-2 embaixo da água pela primeira vez.
Há mais evidências sobre um possível intercâmbio entre os dois países. Em janeiro, Teerã testou um míssil balístico de design norte-coreano, e no ano passado outro teste com míssil pretendeu lançar um artefato similar ao norte-coreano Musudan, o míssil mais avançado que a Coreia do Norte já conseguiu testar com sucesso.