Trump demite diretor do FBI

© East News / AP Photo/Steven SenneJames Comey, diretor do FBI
James Comey, diretor do FBI - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente Donald Trump demitiu o diretor do FBI James Comey nesta terça-feira (9).

"O presidente aceitou a recomendação do procurador-geral e do vice-procurador-geral sobre a demissão do diretor do FBI", disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

Comey era o responsável por investigar as denúncias da ligação entre a campanha de Trump e Moscou. Em uma audiência no Comitê de Justiça do Senado na última semana, Comey afirmou que as investigações ainda estão em andamento. Na mesma ocasião, o agora ex-diretor do FBI afirmou que o Kremlin representa “a maior ameaça para qualquer país do mundo” e rejeitou a denúncia de Trump de que Barack Obama o espionava.

James Comey, diretor do FBI - Sputnik Brasil
Rússia é a 'maior ameaça para qualquer país do mundo', diz diretor do FBI

"Embora eu aprecie muito você me informar, em três diferentes ocasiões, que eu não estou sendo investigado, eu ainda assim concordo com o parecer do Departamento de Justiça que você não é capaz de liderar efetivamente o FBI", disse Trump em uma carta endereçada a Comey.

Trump usou seu Twitter nesta madrugada, no horário de Brasília, para fazer um questionamento: "A história do conluio Rússia-Trump é uma farsa total, quando esta fraude paga pelos contribuintes acabará?".

"Nunca vi nada como isso desde 1973, quando o presidente Richard Nixon demitiu o procurador especial do caso Watergate, Archibald Cox. Não é nada que diga respeito à tradição política americana", disse na CNN o analista Jeffrey Toobin, ex-procurador federal.

A Casa Branca informou que já iniciou a busca por um substituto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала