De acordo com Putin, as relações da Rússia com os palestinos são de “importância particular” e as relações entre os dois povos são “muito estreitas e dignas de confiança”.
“Há muitos anos estamos trabalhando juntos em um dos temas-chave para o mundo contemporâneo: a resolução do [problema envolvendo o] Oriente Médio”, comentou Putin.
Abbas esteve recentemente com o presidente norte-americano Donald Trump e recebeu também deste o compromisso de uma nova rodada de conversações em prol de uma solução para as disputas com os israelenses.
O líder palestino destacou após o encontro com Putin que a Rússia se destaca pela sua “dureza”, a qual visa criar um “Estado palestino com as fronteiras do ano de 1967, com a capital em Jerusalém”. Por isso, a participação do Kremlin é vista como fundamental.
“É impossível resolver o problema palestino sem uma verdadeira participação da Rússia no processo de paz. É o que sempre dizemos em todos os fóruns internacionais”, revelou Abbas.
Os dois líderes ainda participaram de uma teleconferência em uma cerimônia de inauguração de um complexo multiuso, tanto cultural quanto esportivo, erguido em Belém com ajuda dos russos. A obra recebeu o nome de ‘Casa da Rússia”.
Siga Sputnik Brasil no Twitter e fique por dentro das notícias mundiais do momento.