A canonização ocorreu em uma missa ao ar livre com milhares de pessoas no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Havia telões nas redondezas para transmitir as mensagens do Papa Francisco. Cerca de 500 mil pessoas estiveram presentes, segundo um informe do Vaticano.
Entretanto, o número de pessoas ainda foi abaixo do esperado de 800 mil a 1 milhão.
"Declaramos santos os bem-aventurados Francisco Marto e Jacinta Marto", disse o pontífice argentino diante da basílica onde estão enterrados os irmãos, com dois gigantes retratos das crianças pendurados ao fundo.
Há seis relatos de aparições da Virgem Maria entre maio e outubro de 1917, todas elas testemunhadas por Jacinta, Francisco e Lucia — prima dos dois santos.
A Virgem Maria supostamente compartilhou três profecias com o trio em um período marcado pela Primeira Guerra Mundial. As primeiras incluiam uma visão do inferno e o aviso de um grande conflito.
O Papa Bento XVI deu mais tarde uma interpretação atualizada desta terceira profecia, dizendo que poderia incluir o sofrimento da Igreja após os escândalos de abuso sexual que abalaram o Vaticano.