Anteriormente, a assessoria de imprensa do ministério informava que os tripulantes de veículos blindados ucranianos iriam participar, pela primeira vez na história da cooperação com o bloco, do biatlo de tanques organizado pela OTAN. Na competição principal havia equipes de seis países — Áustria, Alemanha, EUA, França, Ucrânia e Polônia.
"No final, o primeiro lugar na Strong Europe Tank Challenge 2017 foi conquistado pelo pelotão blindado das Forças Armadas austríacas, que participou com tanques Leopard 2A4. O segundo lugar foi ocupado pelos alemães com o blindado Leopard 2A6. O 'bronze' foi para os militares americanos em tanques Abrams M1A2 SEP. Os ucranianos, pela pontuação obtida, ocuparam o 5º lugar, tendo demonstrado um dos 3 melhores resultados em tiro de canhão", diz o comunicado divulgado pela entidade.
Frisa-se que o programa da competição incluiu duas partes principais — tiro real de combate por pelotões em regimes ofensivo e defensivo, bem como a execução de outros exercícios: tiro com armas pessoais dos tripulantes, pedido de fogo de suporte, condução dos veículos de combate, detecção de alvo, atuação em caso de uso de armas de destruição maciça pelo inimigo, evacuação de um tanque danificado, entre outros.
Refere-se que um dos objetivos destes biatlos de tanques é o melhoramento da experiência técnica e profissional das unidades blindadas dos exércitos dos países europeus.
"Além de destacamentos das Forças Armadas dos EUA, Alemanha, França, Polônia e Áustria, foi a primeira vez em que o biatlo de tanques da OTAN foi marcado pela presença de um pelotão blindado da 14ª brigada mecanizada das forças terrestres do Exército ucraniano, comandado pelo capitão Roman Bagaev, e com uso dos armamentos disponíveis — tanques modernizados T-64BV", adiantou o ministério.