Assim que chegou à residência oficial do presidente chinês, Xi Jinping, Putin pareceu cativado por um piano de cauda preto. Ele se aproximou do instrumento e tocou a música "As Janelas de Moscou", que é considerada o hino não oficial da capital russa.
Logo em seguida, ele interpretou o hino não oficial de sua cidade natal — Leningrado (agora São Petersburgo).
O líder russo demonstrou o seu virtuosismo durante o fórum internacional 'One Belt, One Road' em Pequim. O evento reuniu inúmeros chefes de Estado e de governo, seus assessores e representantes de organizações financeiras globais.
Na qualidade de um dos principais oradores do fórum, Putin frisou a importância de construir corredores de transporte, bem como da criação de projetos de energia em larga escala.
Esta não é a primeira vez que o presidente da Rússia surpreende o público com suas habilidades musicais. Em janeiro deste ano, durante um encontro com estudantes da Universidade Estadual de Moscou, ele cantou uma canção soviética "14 minutos para o lançamento", que celebra as conquistas da URSS no espaço.
Em 2010, quando atuava na qualidade de primeiro-ministro, Putin foi ao palco em um evento de caridade, onde tocou o início da canção "Blueberry Hill" em um piano, diante de uma platéia repleta de celebridades internacionais, incluindo Kevin Costner, Mickey Rourke e Sharon Stone. Em seguida, ele cantou a música em inglês.