Mossul será libertada no mês sagrado do Ramadã

© AFP 2023 / ARIS MESSINIS / AFMembros das forças iraquianas avançam em direção da parte ocidental de Mossul, no âmbito da operação militar para reconquistar a cidade dos militantes do Daesh, 13 de março de 2017
Membros das forças iraquianas avançam em direção da parte ocidental de Mossul, no âmbito da operação militar para reconquistar a cidade dos militantes do Daesh, 13 de março de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na parte oeste da cidade de Mossul continua a operação conjunta das tropas governamentais iraquianas e da milícia iraquiana Hasdi Sabi. Um representante da milícia comentou a situação atual na cidade.

Soldado americano tirando uma selfie na base militar dos EUA em al-Qayyara, ao sul de Mossul em 25 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Opinião: 'Mossul ainda não foi libertada por culpa dos EUA'
O exército iraquiano, que conseguiu libertar a parte leste de Mossul dos terroristas, afirma ter avançado significativamente no âmbito da operação. O Daesh, por sua vez, usando carros-bombas e armadilhas com minas, está tentando impedir o avanço das forças governamentais, que são apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos EUA.

Um dos comandantes da milícia iraquiana Hasdi Sabi, Ali Ebu Tehir, comentou os detalhes da operação em entrevista à Sputnik Turquia.

"Ontem de manhã, as forças da Hasdi Sabi começaram o ataque ao bairro de Keyran. Durante os confrontos o Daesh está sofrendo muitas baixas, estando a operação em Mossul quase terminada. O bairro de Keyran será libertado no mês sagrado do Ramadã", disse ele, sublinhando que no oeste da cidade faltam apenas alguns bairros controlados pelo Daesh, enquanto 80% de Mossul já foram libertados.

De acordo com Tehir, as forças da coalizão não prestam ajuda aérea nos territórios controlados pelas unidades da Hasdi Sabi.

"Durante a operação em Mossul, as forças da coalizão não prestam apoio a partir do ar nos lugares em que estão presentes as forças da milícia. Estamos recebendo ajuda dos aviões de guerra do exército iraquiano", contou Tehir. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала