O atual mandatário do Irã, o reformista Hassan Rouhani, tem 68 anos de idade e foi reeleito nas eleições presidenciais realizadas nesta sexta-feira (19).
De acordo com os dados do Ministério do Interior iraniano, Rouhani ganhou a eleição com 57% dos votos, comunica o RT.
Rouhani conseguiu obter mais de 23 milhões de votos, enquanto Raisi ficou com cerca de 16 milhões. Os outros candidatos ficaram muito atrás de Rouhani e Raisi, ou seja, Mirsalim obteve 455 mil votos e Hashemitaba — por volta de 210 mil, de acordo com os dados mais recentes.
Os eleitores podiam escolher entre 4 candidatos: Hassan Rouhani, atual presidente, do Partido da Moderação e Desenvolvimento; Ebrahim Raisi, da Sociedade do Clero Combatente, Mostafa Mirsalim, do Partido da Coalizão Islâmica e Mostafa Hashemitaba, do Partido dos Construtores Executivos.
Ao longo da campanha eleitoral, Rouhani era visto como o favorito, apesar de que seu principal concorrente, o conservador Ebrahim Raisi, de 56 anos, conseguiu receber um apoio importante por parte dos setores religiosos tradicionais e de representantes da classe operária, decepcionados com a recessão econômica que o país está atravessando.
De acordo com o político, o presidente reeleito do Irã "obtém assim carta branca" na política exterior, já que com ele no poder foi firmado em 2015 o acordo com seis mediadores internacionais sobre o programa nuclear iraniano e surgiu o formato de Astana, quer dizer, a forma de cooperação entre a Rússia, o Irã e a Turquia sobre o tema sírio.