Para que Turquia se protege do Irã com muro, torres e arame farpado?

© AP Photo / Hussein MallaUm miliciano das forças de autodefesa dos curdos iraquianos, peshmerga, volta à sua base. Foto de arquivo.
Um miliciano das forças de autodefesa dos curdos iraquianos, peshmerga, volta à sua base. Foto de arquivo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Turquia planeja construir um muro na fronteira com o Irã para se proteger de ataques dos curdos, comunica o Hurriyet Daily News citando as autoridades turcas.

Soldados das Unidades de Proteção Popular (YPG) - Sputnik Brasil
Gambito sírio: que armas EUA vão fornecer aos curdos?
O jornal, citando o governo turco, escreve que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, uma organização considerada como terrorista por Washington e Ankara) tem uma quantidade significativa de campos no território do Irã ao longo da fronteira turca.

"Nestes campos estão de 800 a mil militantes curdos", comunicou uma fonte próxima das autoridades turcas ao jornal. Segundo ela, os militantes entram na Turquia, realizam ataques e regressam aos campos.

"Para prevenir tais incidentes, planejamos construir um muro de 70 km […] na fronteira com o Irã, em outras partes da fronteira vamos instalar torres de guarda e barragens de ferro, estender arame farpado e instalar projetores", acrescentou a fonte do Hurriyet.

Membros das Unidades de Proteção do Povo do Curdistão (YPG) monitoram as posições do grupo do Estado Islâmico (Daesh) na cidade síria de Ras al-Ain, perto da fronteira turca em 13 de março de 2015 - Sputnik Brasil
Curdos prometem 'construir Síria livre' com uso de armas norte-americanas
Teerã não divulgou nenhuma declaração especial sobre este tema, mas, segundo o jornal iraniano Ettelaat, o MRE do Irã está bastante indignado e considera que Ancara deve primeiro discutir este plano com o Irã e só depois da aprovação começar a construir estas barragens na fronteira entre dois países.

Em uma entrevista à Sputnik Persa, o cientista político e especialista em questões de Oriente Médio e ex-editor executivo da agência iraniana MehrNews, Hassan Hanizadeh, disse que o Irã realmente não representa nenhuma ameaça para a Turquia, mas ao contrário – é um garante da segurança dela e um símbolo da luta contra o terrorismo no Oriente Médio.

"Por causa de uma determinada política interna da Turquia, este grupo étnico [curdos] foi privada de direitos nacionais essenciais e liberdades sociais […] por isso a construção de um muro na fronteira não poderá influenciar a segurança dentro [da Turquia]", disse o especialista, acrescentando que a ideia é absurda porque o Irã é um dos países mais seguros da região e tem um nível de segurança elevado.

Polícia e bombeiros turcos após ataque do PKK em Cizre, sudeste da Turquia - Sputnik Brasil
EUA: Ataque turco contra curdos colocou militares norte-americanos em risco
Hassan Hanizadeh sublinha que o Irã não representa nenhuma ameaça para nenhum Estado, quanto mais para a sua vizinha Turquia. Por isso, este passo do lado turco pode levar apenas a um maior isolamento político da Turquia.

Ao mesmo tempo, as leis internacionais obrigam cada Estado a chegar a um acordo com seu país vizinho sobre as questões que se referem ao território fronteiriço. É preciso não só informar o país vizinho sobre os planos para este território, mas também receber sua aprovação. Mas a Turquia não fez isso.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала