EUA poderão deixar de ajudar gratuitamente a Ucrânia

© AP Photo / Andrew Kravchenko, PoolSoldados americano treina militares ucranianos durante exercícios perto de Lvov
Soldados americano treina militares ucranianos durante exercícios perto de Lvov - Sputnik Brasil
Nos siga no
Washington poderá cancelar os programas de apoio militar gratuito a dezenas de países, substituindo-os pelo sistema de créditos. Na lista dos países, entre outros, está a Ucrânia.

Combatentes do Exército Livre da Síria caminham armados na cidade de Deraa - Sputnik Brasil
WP: Pentágono desvia dinheiro para preparar oposição na Síria
A edição The Wall Street Journal, se referindo a documentos internos e a funcionários anônimos, indica que a medida está prevista no projeto orçamental da administração do presidente Trump e pode afetar os programas de ajuda financeira no total de cerca de um bilhão de dólares.

De acordo com o documento interno do Departamento de Estado, o financiamento do Paquistão, Tunísia, Líbano, Colômbia, Filipinas, Vietnã e outros pode ser reduzido.

As fontes do jornal comunicaram que os programas de ajuda militar a Israel (3,1 bilhão de dólares), Egito (1,3 bilhão) e Jordânia (250 milhões) não serão reduzidos.

"Sem este apoio, os parceiros, provavelmente, não vão desenvolver e manter sua capacidade de defesa ou pedirão ajuda a outros países, por exemplo à Rússia ou à China", destaca-se no documento do Departamento de Estado.

No entanto, é também indicado que o sistema de créditos poderá não ser eficaz, pois os países indicados ou não quererão pedir créditos, ou não conseguirão cumprir as exigências para recebê-los.

Mais cedo a administração de Donald Trump apresentou o projeto de orçamento para ano 2018 em que pretende reduzir os gastos do Departamento de Estado em 28%, com aumento simultâneo dos gastos militares em 10%.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала