China deixa de ser nação mais populosa do mundo

© REUTERS / R NarendraDevotos hindus no festival de Maha Pushkaralu, à beira do rio Godavari em Rajahmundry, no estado indiano de Andhra Pradesh
Devotos hindus no festival de Maha Pushkaralu, à beira do rio Godavari em Rajahmundry, no estado indiano de Andhra Pradesh - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Índia pode já ter superado a China como o país mais populoso do mundo. Entretanto, estas conclusões provocam dúvidas entre os demógrafos.

Homem chinês fumando - Sputnik Brasil
Alcançando Polônia: China decide fazer reformas para aumentar renda da população
O acadêmico da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), Yi Fuxian, disse na segunda-feira (22) em uma conferência em Pequim que está convencido de que, nos últimos 26 anos, os órgãos de estatística chineses têm sobrestimado a população em cerca de 90 milhões, nomeadamente através do aumento artificial das taxas de fertilidade. 

Em uma entrevista para o jornal britânico The Guardian, o acadêmico comentou que o número real da população da China é de cerca de 1,29 bilhões de pessoas, "mas o governo anuncia que são 1,38 bilhões". Enquanto isso, a população da Índia é atualmente estimada em cerca de 1,32 bilhões de pessoas, o que, de acordo com Fuxian, a torna o país mais populoso do mundo. 

O cientista também afirmou que suas descobertas mostraram que Pequim, que em 2015 abandonou sua famosa política de filho único para permitir que seus cidadãos tivessem dois filhos, deve remover imediatamente essas medidas de controle para suavizar o impacto da crise de envelhecimento.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала