"Trump e Duterte discutiram as ambições nucleares do líder norte-coreano Kim Jong-un. Ao mencionar as tentativas de a China conter o líder da Coreia do Norte da sua forma, Trump disse a Duterte o seguinte: ‘Temos bastantes forças lá. Temos dois submarinos nucleares, os melhores do mundo, não queremos ter que utilizá-los", escreve o jornal.
Em relação ao assunto, representantes do Pentágono afirmaram ao Buzzfeed que "nunca falaram sobre os submarinos" em questão. No entanto, como sublinha o USA Today, o jornal Washington Post e o portal Intercept "confirmaram a veracidade dos trechos da conversa".
A edição também lembra que a Casa Branca, em um comunicado, avaliou o contato dos dois presidentes como "uma conversa muito amigável".
Além disso, como indica o jornal, na mesma conversa, Trump parabenizou Duterte pelo "seu incrível trabalho quanto ao problema das drogas".
Durante a administração de Barack Obama, Washington criticou os métodos utilizados pelas Filipinas para combater o tráfico de drogas, repudiando os assassinatos de traficantes sem julgamentos.