O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, se reunirá com seu colega russo Serguei Lavrov em 26 de maio, informou o Ministério do Exterior russo em comunicado.
"Sergei Lavrov e Wang Yi vão trocar pontos de vista sobre uma ampla gama de questões atuais globais e regionais, incluindo a situação na Península Coreana, Oriente Médio, Norte da África e Afeganistão", disse a declaração do Ministério das Relações Exteriores.
O presidente russo Vladimir Putin reuniu-se com Wang na quinta-feira e sublinhou que a visita do chanceler a Moscou foi um importante passo preparatório para a próxima visita do líder chinês.
"Estamos considerando a sua visita como uma etapa importante na preparação do evento chave deste ano nas relações russo-chinesas, a visita oficial do presidente chinês [Xi Jinping] à Rússia… Gostaria de transmitir meus melhores votos ao presidente chinês de calorosa boas-vindas", disse Putin depois de uma reunião com Wang.
O Ministério das Relações Exteriores russo sublinhou que tanto a Rússia como a China estavam a adoptar abordagens semelhantes ou idênticas à maioria dos problemas internacionais e pretendem manter uma estreita coordenação no que diz respeito à política externa.
"A Rússia é pró-ativa na assistência à presidência chinesa do BRICS, ambos trabalhando para garantir a conectividade dos projetos EAEU e OBOR (Um Cinturão, Uma Estrada)", disse o Ministério das Relações Exteriores russo no comunicado.
Ambos os países atribuem grande importância à intensificação da interação em diferentes formatos multilaterais, principalmente nas Nações Unidas, mas também na Organização de Cooperação de Xangai, nos BRICS, no G20, na Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, entre outros.