"Cerca de 200 militares do exército norueguês do Batalhão Telemark e das unidades da brigada do Norte desembarcarão na Lituânia no aeroporto de Kaunas. Os militares vão servir no batalhão internacional da OTAN na Lituânia", destaca o comunicado da assessoria de imprensa do ministério.
Na semana passada, foram enviados cerca de 60 veículos militares do contingente norueguês para a Lituânia, que servirão no batalhão internacional da OTAN. Trata-se de tanques Leopard, veículos blindados CV-90 e de transporte M113, veículos ligeiros e caminhões.
Em julho de 2016, na cúpula da OTAN em Varsóvia, foi decidido instalar quatro batalhões adicionais na Lituânia, Letônia, Estônia e Polônia, um em cada país. A Grã-Bretanha, Alemanha, Canadá e os EUA ficaram responsáveis pela formação dos batalhões mencionados. Em 2017 e 2018, a Lituânia contará com mais de 1,2 mil militares da OTAN. Neste ano, haverá militares da Alemanha, Noruega, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo, já no ano que vem – militares da Croácia e da França.
No batalhão internacional da Lituânia já há 450 militares da Alemanha, 100 da Bélgica e 250 da Holanda.