Líder iraniano chama os sauditas de 'vacas leiteiras'

© Sputnik / Sergey Guneev / Acessar o banco de imagensAiatolá Ali Khamenei.
Aiatolá Ali Khamenei. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, xingou Riad por suas relações "cordiais" com os EUA, chamando os sauditas de "vacas leiteiras dos americanos".

O aiatolá Ali Khamenei criticou o recente contrato militar no valor de bilhões de dólares entre Washington e Riad, dizendo que os líderes sauditas são "idiotas" e "vacas leiteiras dos EUA", de acordo com a emissora Deutsche Welle.

"Eles [os líderes sauditas] estão agindo de modo cordial com os inimigos do Islã, tendo uma atitude contrária em relação aos muçulmanos do Bahrein e do Iêmen", disse Khamenei.

Militares do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (CGRI) marcham durante uma parada militar em homenagem à Guerra Irã-Iraque, de 1980-1988 - Sputnik Brasil
Opinião: críticas de Trump em Riad podem provocar reação agressiva dos militares iranianos
O presidente dos EUA Donald Trump fechou com Riad um contrato de venda de armas no valor de 110 bilhões de dólares (R$ 358,6 bilhões) durante sua visita ao reino neste mês, juntamente com outros investimentos que, no total, ascendem a 350 bilhões de dólares (R$ 1144, 03 bilhões). No âmbito da visita, Trump apelou aos líderes muçulmanos para continuarem a isolar o Irã, destacando este país como provavelmente único apoiador do terrorismo islâmico.

"Do Líbano ao Iraque e Iêmen, o Irã presta financiamento, armas e treinamento aos terroristas, milícias e outros grupos extremistas que semeiam a destruição e o caos na região", disse Trump.

A Casa Branca confirmou oficialmente a ligação entre o acordo de venda de armas e as "ameaças iranianas".

Saudi Arabia's King Salman bin Abdulaziz Al Saud (R) presents U.S. President Donald Trump (C) with the Collar of Abdulaziz Al Saud Medal at the Royal Court in Riyadh, Saudi Arabia May 20, 2017. Picture taken May 20, 2017 - Sputnik Brasil
Irã: Trump está 'sugando' dinheiro da Arábia Saudita
"Este pacote de equipamento militar e serviços visa apoiar a segurança de longo prazo da Arábia Saudita e dos países do Golfo Pérsico perante as ameaças iranianas", disse o representante da Casa Branca após os EUA terem anunciado a assinatura do acordo com Riad.

A Arábia Saudita tem chamado repetidamente o Irã de fonte principal do terrorismo na região. Na verdade, as relações entre os dois países pioraram depois de manifestantes terem atacado a embaixada saudita em Teerã, pegando fogo ao edifício em 2016, em resposta à execução por Riad do clérigo xiita Nimr al-Nimr, segundo a Deutsche Welle.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала