Os exercícios militares vão acontecer no mar do Japão e, segundo a mesma fonte, a ideia não é alimentar ainda mais as tensões com o regime norte-coreano de Kim Jong-un. Contudo, o Pentágono já espera pelo protesto de Pyongyang a mais um período de exercícios na área.
As duas grandes embarcações de guerra terão a companhia de dois submarinos e várias outras embarcações menores de superfície. Embora não seja comum, a operação de dois navios de tamanho porte ao mesmo tempo e na mesma área deve durar alguns poucos dias.
De acordo com a CNN, tais exercícios serão os últimos do USS Carl Vinson no mar do Japão. O navio deve em seguida iniciar o seu retorno ao seu porto de origem, em San Diego, no estado americano da Califórnia.
Quase ao mesmo tempo, o USS Nimitz deve deixar os Estados Unidos e passar pelo Pacífico, seguindo em direção ao Oriente Médio. De acordo com oficiais do Pentágono, o navio pode vir a operar na área do mar da China, mais ao sul da Península Coreana. Não há previsão de que esse navio se aproxime das águas da Coreia do Norte nas próximas semanas.