Segundo o comandante de um destacamento da milícia iraquiana Hasdi Sabi, Ali Hasim Huseyni, a operação na fronteira está sendo realizada com sucesso.
"No momento, as forças da Hasdi Sabi estão tentando libertar a fronteira sírio-iraquiana do Daesh. Estamos a um passo de tomar esta região sob pleno controle, isso acontecerá em breve. Agora estamos tentando libertar a povoação El Baac. Quando o fizermos, a fronteira será libertada do Daesh, o que enfraquecerá muito as posições dos terroristas. Como resultado, os terroristas na Síria e no Iraque ficarão separados e não conseguirão enviar reforços através da fronteira. Até hoje, conseguimos também reconquistar as povoações de Kehtaniye e Adnaniye e 7 aldeias em seu redor. Além disso, foi libertada a aldeia de Kocho, onde os terroristas do Daesh massacraram a minoria religiosa yazidi", disse Ali Hasim Huseyni à Sputnik Turquia.
Em 23 de maio, as forças da Hasdi Sabi tomaram sob controle a povoação de Kayravan e começaram a avançar em direção à cidade de El Baac, junto à fronteira síria. Informam que a libertação de El Baac, que desde 2003 tem estado controlada pelos grupos armados, significará a eliminação completa do Daesh na região fronteiriça.