A declaração será feita no Auditório do Centro da Investigação William Eckhardt na Universidade de Chicago (EUA) e será transmitida ao vivo pela Televisão NASA e pelo site oficial da Agência Espacial.
Tudo indica que a missão Solar Probe Plus vá se iniciar no inverno de 2018. Segundo os astrônomos da NASA, a nave espacial se aproximará a 6,4 milhões de quilômetros da superfície do Sol, enfrentando um calor e radiação nunca antes experimentados por nenhuma nave espacial.
© NASA . NASA/JHUAPLEngenheiros da Universidade Johns Hopkins constroem a sonda Solar Probe Plus
Engenheiros da Universidade Johns Hopkins constroem a sonda Solar Probe Plus
© NASA . NASA/JHUAPL
Planetólogos da NASA apontam que a nave explorará a atmosfera exterior do Sol, mas antes deverá realizar observações cruciais que os ajudarão a responder às questões quanto ao funcionamento das estrelas. Além disso, espera-se que os dados obtidos melhorem na previsão de grandes eventos climáticos que afetam a vida na Terra, bem como a vida de satélites e dos astronautas no espaço.
Esse programa está sendo administrado pelo Centro de Voos Espaciais de Goddard da NASA (Maryland, EUA). No entanto, os cientistas ainda não sabem quanto tempo levará para se aproximar do Sol.