Sem consenso, OEA suspende discussão sobre crise na Venezuela

© AFP 2023 / Juan BarretoOEA suspensão Venezuela
OEA suspensão Venezuela - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Organização dos Estados Americanos interrompeu indefinidamente as negociações da crise na Venezuela por falta de consenso quanto a qual caminho a seguir.

Enviados de 34 nações americanas, incluindo 18 ministros das Relações Exteriores, se reuniram em Washington para escolher entre duas declarações sobre a situação política na Venezuela, que requer pelo menos 23 votos.

Membros da OEA alegam que crise brasileira, ao contrário da Venezuela, é problema interno do país - Sputnik Brasil
Na OEA, crises de Brasil e Venezuela têm pesos diferentes
O projeto apresentado pelos Estados Unidos, Canadá, México, Peru e Panamá exortaria o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a convocar eleições antecipadas e a libertar prisioneiros políticos, enquanto uma iniciativa caribenha pediria diálogo entre forças políticas rivais, de acordo com El National.

O ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Carlos Raul Morales, que presidiu a reunião, disse que nenhum consenso foi alcançado sobre como enfrentar a turbulência na Venezuela, que levou mais de 60 vidas desde o início de abril. O principal negociador das Bahamas disse que as nações participantes concordaram em continuar conversando.

Protestos antigovernamentais em Caracas, Venezuela - Sputnik Brasil
Oposição da Venezuela vai a extremos na véspera da convocação da Constituinte de Maduro
O presidente Maduro declarou no final de abril que estava retirando o país da OEA, um bloco regional, depois que o órgão votou a favor de convocar uma reunião urgente para discutir protestos mortais na Venezuela. Em 29 de abril, a Venezuela entregou uma carta sobre sua retirada ao secretário-geral da organização. O processo de retirada demora dois anos, mas Maduro disse que seria acelerado.

A oposição venezuelana acusa o governo de manejar mal o país, causando uma grave escassez de bens básicos de consumo. O presidente Maduro planeja criar uma assembleia constituinte para reescrever a Constituição como uma saída para a crise política que surgiu depois que o Supremo Tribunal assumiu brevemente os poderes legislativos da Assembleia Nacional controlada pela oposição.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала