Terceiro encontro entre procurador-geral dos EUA e embaixador russo: verdadeiro ou falso?

© REUTERS / Maksim ShemetovNational flags of Russia and the US fly at Vnukovo International Airport in Moscow, Russia April 11, 2017
National flags of Russia and the US fly at Vnukovo International Airport in Moscow, Russia April 11, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A mídia americana escreveu que o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, havia se encontrado pela terceira vez com o embaixador da Rússia nos EUA, Sergei Kislyak. Em resposta, a embaixada da Rússia afirmou à Sputnik que sua chancelaria não comenta contatos de trabalho de seus diplomatas, como lembrou há pouco o vice-chanceler, Sergei Ryabkov.

Presidente dos EUA, Donald Trump, conversa por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Rumores sobre canal secreto entre Rússia e EUA 'provocaram pânico'
Anteriormente, o canal de TV CNN informou que o Congresso dos EUA e o FBI estavam analisando se foi realizado em abril de 2016 um terceiro encontro entre Sessions e Kislyak. O canal citou republicanos e democratas do Congresso norte-americano, assim como funcionários da inteligência dos Estados Unidos, que estariam a par dos dados da investigação correspondente. O Departamento de Justiça dos EUA já anunciou que tal encontro não aconteceu.

Em seu comentário, a missão diplomática citou o comunicado de Ryabkov de 30 de maio. Ele o fez após as afirmações da mídia norte-americana sobre Kislyak ter falado com o genro de Donald Trump, Jared Kushner, sobre a possibilidade de criação de um canal secreto de comunicação para troca de informações.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia disse naquele momento que "nós não revelamos detalhe algum sobre quaisquer contatos de trabalho de todos os funcionários da diplomacia russa".
De acordo com ele, "é um princípio que seguimos e continuamos seguindo, não porque nos sentimos desconfortáveis com a situação, mas, sim, porque seria simplesmente uma violação dos padrões de trabalho em um instituto de política externa, se começássemos a comentar o conteúdo, caráter, detalhes de contatos diplomáticos de níveis diferentes".

Ryabkov também frisou naquela época que "a atual calúnia em relação ao chefe da missão diplomática russa em Washington não pode causar nada senão indignação".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала