Yandex fecha escritórios em Kiev e Odessa

© Sputnik / Maxim Blinov / Acessar o banco de imagensLogo do Yandex no escritório da empresa em Moscou
Logo do Yandex no escritório da empresa em Moscou - Sputnik Brasil
Nos siga no
A companhia russa de internet Yandex informou nesta quinta-feira que decidiu encerrar suas atividades nas cidades ucranianas de Kiev e Odessa, por conta da inclusão do nome da empresa na lista de sanções da Ucrânia contra a Rússia.

Dmitry Kiselev, diretor-geral da agência de notícias Rossiya Segodnya e a editora-chefe da Sputnik, Margarita Simonyan (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
No quadro das sanções, Ucrânia bloqueia atividade da mídia russa
"A yandex.ua foi incluída na lista de sanções, e, na verdade, não pode realizar negócios no território da Ucrânia. Em particular, todas as contas da companhia foram bloqueadas e nós não podemos pagar salários aos nossos funcionários", explicou Ochir Manjikov, porta-voz da empresa, em entrevista à Sputnik. "Portanto, decidimos fechar os escritórios em Kiev e Odessa. Vamos oferecer à nossa equipe para continuar a trabalhar em outros escritórios do Yandex em diferentes países", acrescentou. 

Na última segunda-feira, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) disse suspeitar que a filial do Yandex no país teria coletado ilegalmente dados pessoais de cidadãos ucranianos e transferido para a Rússia, com o objetivo de planejar ações para minar a soberania ucraniana. Com isso, agentes do SBU invadiram os escritórios da empresa na capital e em Odessa e realizaram buscas como parte de uma investigação por traição contra o Estado. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала