Esta substância é conhecida como a "droga dos terroristas", porque os terroristas a usam sempre antes de realizar ataques.
Na entrevista à Sputnik França, o chefe do Instituto de Pesquisas de Segurança em Bruxelas, Georges Estievenart, destaca que o Captagon é produzido e usado sobretudo no Oriente Médio, Síria, Líbano e Líbia.
Ele também adicionou que os jihadistas utilizam esta droga além de a usarem como dinheiro.
"Eles utilizam o Captagon como dinheiro para comprar armas e outra mercadoria. Eu opino que os investigadores vão tentar descobrir de onde vêm estas drogas. Parece que as que foram confiscadas no aeroporto de Roissy vêm do Líbano e provavelmente deveriam ser destinadas à República Tcheca ou até à Arábia Saudita. A Arábia Saudita e o Qatar são grandes consumidores de Captagon e quantidades ainda maiores desta droga foram interceptadas nesta região", notou Georges Estievenart.
Ele opina que esta carga de Captagon confiscada em Paris podia ser destinada a ser usada pelos jihadistas na França ou em qualquer país europeu.
"Ou a França podia ser utilizada como ponto de trânsito, visto que muitos jihadistas locais são cidadãos franceses", assinalou Georges Estievenart.
Os combatentes que usam esta droga contam que os ajuda a não dormir durante dias e embota os sentidos deles.