O cientista político, Atef Abdel Jawad, explicou para a Sputnik Árabe se há ou não conexão entre os fatos.
"Os Estados Unidos não estão relacionados às ultimas ações de Qatar com seus vizinhos. Qatar ocupa lugar especial na política dos EUA no Oriente Médio por [Qatar] ser imprescindível para mantimento de conexões com alguns grupos terroristas, por exemplo, o Talibã. Além disso, Qatar ajudava na organização de resgate de cidadãos europeus, que foram aprisionados por grupos armados", disse Atef Abdel Jawad à Sputnik Árabe.
De acordo o especialista, o presidente norte-americano, durante a sua visita, não queria se envolver nas faíscas entre os países da região, os temas principais foram a luta contra o terrorismo e oposição ao Irã.
Anwar Ishki opina que a visita de Trump a Riad não interferiu na relação entre EUA e Qatar. "A Casa Branca deixou claro que Qatar deve escutar as instruções de Riad. Este fato exemplificou a indignação do líder americano a respeito das ações de Qatar."
Provavelmente, em especial esta relação do presidente americano faz com que Qatar busque outros aliados na região para fortalecer a sua influência.