Putin: Rússia se beneficiará das discussões sobre OTAN caso a última deixe de existir

© Sputnik / Alexei Druzhinin / Acessar o banco de imagensO presidente Vladimir Putin discursa no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), 2 de junho de 2017
O presidente Vladimir Putin discursa no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), 2 de junho de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
No âmbito do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), Vladimir Putin foi perguntado se a Rússia se beneficiaria com as recentes discussões sobre a OTAN. O presidente brincou que a Rússia iria se beneficiar somente caso a Aliança deixasse de existir.

Vladimir Putin visto durante a sua grande coletiva de imprensa em 23 de dezembro de 2016 - Sputnik Brasil
Putin classifica relações russo-americanas como 'as piores desde a Guerra Fria'
Moscou não tem como não se preocupar com a expansão da OTAN rumo às fronteiras russas, bem como com os apelos dos EUA para aumentar o orçamento militar dos membros da aliança, disse o presidente russo, Vladimir Putin, na quarta-feira (31).

"Até hoje temos visto o desenvolvimento da infraestrutura militar [da OTAN] e a aproximação desta infraestrutura a nossas fronteiras, não temos como nos manter calmos", disse Putin.

Trump criticou em público os membros europeus da OTAN na cúpula em Bruxelas na semana passada por não cumprirem seus compromissos militares e financiais dentro da Aliança.

Soldados da OTAN - Sputnik Brasil
Embaixador russo na OTAN diz que reforço da Aliança na Europa 'é muito perigoso'
A administração norte-americana levantou repetidamente a questão de contribuições à Aliança, insistindo que todos os países cumpram suas responsabilidades orçamentais na OTAN. A meta de gastar 2% do PIB imposta pela OTAN foi aprovada na cúpula da Aliança em setembro de 2014 nos País de Gales, com apenas cinco países, incluindo os EUA, a responderem às normas, de acordo com os indicadores da OTAN.

"Os EUA demandam que seus aliados [da OTAN] aumentem suas despesas militares e, ao mesmo tempo, dizem que a OTAN não tem intenções de atacar ninguém. Mas se você não pretende atacar ninguém, para que aumentar despesas militares? Claro que isso provoca perguntas de nossa parte", sublinhou Putin.

O SPIEF, uma plataforma global que promove comunicação entre representantes de negócios e discussão de questões econômicas cruciais, foi iniciado na cidade russa de São Petersburgo na quinta-feira (2) e prolongará até sábado. A Sputnik é parceira informativa oficial do fórum.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала