Todos os quatro países planejam cortar o tráfego aéreo e marítimo com o país. Ainda não está claro ainda como essa decisão irá afetar a Qatar Airways, uma das maiores empresas de transporte da região.
"Ante as seguidas tentativas do Qatar de desestabilizar a situação e prejudicar a segurança no Reino do Bahrein, a ingerência em seus assuntos internos, as provocações nos meios de comunicação e o apoio ao terrorismo (…) o Reino do Bahrein anuncia a ruptura das relações diplomáticas como Estado do Qatar", afirmou em comunicado o governo do Bahrein.
A tensão na região aumentou no final de maio depois que a agência estatal do governo do Qatar publicou um suposto pronunciamento do Emir do país em defesa da melhora das relações com o Irã. Posteriormente, o Ministro das Relações Exteriores negou a fala do Emir, afirmando que a agência estatal havia sido alvo de hackers. Ainda assim, meios de comunicação da Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos continuaram a reproduzir a fala do Emir Tamim bin Hamad al-Thani.
Procurados, membros do governo do Qatar não quiseram comentar.