Na última segunda-feira, o time da Turquia deixou Skopje, na Macedônia, onde empatou com a seleção local, em partida amistosa, por 0 a 0, em direção a Trieste, na Itália, onde pegaria um novo voo para a Eslovênia, onde os turcos enfrentam o Kosovo, no próximo final de semana, pelas eliminatórias do Mundial. Nesse trajeto, da Macedônia à Itália, Turan perdeu a cabeça e acabou agredindo o jornalista turco Bilal Mese, que havia escrito uma matéria criticando os jogadores do país por pedir um aumento de premiação em 2016.
Nesta terça-feira, já na Eslovênia, na concentração para o jogo, o técnico da seleção turca, Fatih Terim, decidiu afastar o craque brigão do elenco, segundo revelou a filial da CNN na Turquia. Pouco depois, Arda Turan se pronunciou, afirmando que a sua carreira pela seleção havia acabado.
Sem o seu melhor jogador, a Turquia encara o Kosovo no domingo precisando de uma vitória para melhorar sua posição no grupo I das eliminatórias europeias, onde se encontra com apenas 8 pontos, na quarta colocação, atrás de Croácia, Islândia e Ucrânia.