Segundo o épico sânscrito Ramáiana, a ponte em questão foi construída para permitir que Rama atingisse a ilha de Lanka, onde a sua esposa Sita foi aprisionada pelo rei-demónio Ravana. Sendo assim, hinduístas consideram o local sagrado, revela a revista.
Controversial Discovery Of Rama's Bridge — A 1,700,000 Year Old Man-Made Structure — https://t.co/vyexRKGJ96 pic.twitter.com/rNf3TGl7pe
— Ancient Pages (@AncientPages) 20 de abril de 2017
No entanto, a Ponte de Adão está presente nas lendas islâmicas — Adão passou por esse caminho quando fugiu do Paraíso para a ilha, dirigindo-se para o continente ao encontro com Eva.
Ao mesmo tempo, o arqueólogo submarino Alok Tripathi acredita que a "Ponte de Rama" não passe de uma criação do homem, ou seja, que ela seja artificial. O pesquisador acredita que ela possa ter sido construída por uma civilização antiga, de 4.000 anos atrás, que foi obrigada a fugir da península Indostana para o Sri Lanka para escapar de tribos arianas.
Não obstante, o especialista sublinha ser impossível chegar a conclusões sem antes investigar o caso.
Autoridades da Índia estão planejando aprofundar a "Ponte de Rama" para facilitar a navegação nessa região. No entanto, hinduístas, que são a maioria da população, manifestam-se contra essa decisão.