Ambas as câmaras do Congresso possuem maioria republicana, sendo este o partido do presidente Donald Trump. Do ponto de vista formal, eles não são controlados por Trump, mas partilham seus princípios e, em geral, estão apoiando sua política mesmo havendo discordâncias.
As acusações de Green são baseadas na demissão do diretor do FBI, James Comey, quem era responsável pela investigação da "interferência russa nas eleições presidenciais" e "contatos de Trump com a Rússia", que, assim como o Kremlin, são negadas pela Casa Branca quanto à existência de tais laços. Por sua vez, Comey acusou Donald Trump, através da mídia, de tentar impedi-lo de investigar alguns aspectos do caso em questão.
No jornal é destacado que, na quarta-feira (7), Green planeja apresentar acusações contra o presidente dos EUA, Donald Trump, ao Congresso.
O impeachment é um processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade do presidente da República por grave delito ou má conduta no exercício de suas funções, cabendo ao Senado, se procedente a acusação, aplicar ao infrator a pena de destituição do cargo.
Além disso, em 1974, Richard Nixon, o 37º presidente do país, renunciou ao cargo para evitar um impeachment devido ao seu envolvimento no escândalo de Watergate.