Primeiramente, Rússia está reforçando suas bases militares instaladas no Tajiquistão e Quirguistão para impedir a atividade terrorista de alastrar do Afeganistão para a Ásia Central.
"O Ministério da Defesa da Rússia está tomando medidas para se opor à transferência da atividade terrorista do Afeganistão para a região da Ásia Central. Para alcançar esse objetivo, estão aumentando sua prontidão de combate as bases militares russas no Tajiquistão e Quirguistão, elas estão sendo equipadas com armamento e material militar moderno", declarou Shoigu.
Falando sobre as medidas concretas que o país planeja realizar para combater o terrorismo, o ministro russo também declarou que, em setembro de 2018, o território da Rússia se tornará em uma plataforma para os treinamentos internacionais antiterroristas Missão de Paz 2018.
"Os treinos conjuntos Missão de Paz 2018 desempenham um papel especial na intensificação da cooperação antiterrorista. Já foram iniciados preparativos para os próximos exercícios militares que estão marcados para setembro de 2018 em território russo. Planeja-se que os representantes da Índia e Paquistão participem dos treinos em questão", explicou o ministro da Defesa.
Para concluir seu discurso, o chefe do Ministério da Defesa da Rússia expressou a esperança que a realização das propostas de hoje irá contribuir para a intensificação da cooperação entre os países membros da OCX e para o combate ao terrorismo.