A questão principal destas eleições é se o Partido Conservador conseguirá consolidar o seu posto no parlamento, ou, pelo menos manter maioria absoluta (326 assentos) que lhe permite formar o gabinete de ministros de modo unipessoal.
De acordo com os resultados das eleições, será definida a composição do gabinete de ministros e será formada a Câmara dos Comuns. Atualmente, as enquetes mostram que o Partido Conservador lidera entre os eleitores, mas apenas de 4% a 9% dos votos.
O correspondente da Sputnik, presente em uma das zonas eleitorais, falou com eleitores.
Outro entrevistado, o farmaceuta Mark, afirmou que, mesmo tendo sempre votado nos Trabalhistas, hoje decidiu votar nos Liberal Democratas, tal mudança de preferência é explicada pela falta de vontade de apoiar Partido Trabalhista na composição atual.
Muitos entrevistados pelo correspondente da Sputnik chegaram às urnas para apoiar o Partido Conservador ou o Liberal Democratas, poucos querem votar no Partido Trabalhista.
Como é esperado, os parlamentares eleitos farão juramento em 13 de junho e começarão a trabalhar em 19 de junho depois de ser realizada a cerimônia oficial com participação da Rainha.