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'KC-390 é o mais avançado avião cargueiro médio do mundo', diz especialista

© REUTERS / EMBRAEREmbraer realiza teste de voo do novo cargueiro da FAB
Embraer realiza teste de voo do novo cargueiro da FAB - Sputnik Brasil
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O governo de Portugal está encomendando à Embraer a compra de, pelo menos, cinco aviões cargueiros KC-390 para modernizar sua frota de aviões de transporte de carga. Além dos aviões, o governo português, autorizado pelo Conselho de Ministros, também quer um simulador de vôo (fullflight Simulator CAT D) para ser instalado e operado no Brasil.

Com esta compra – que, no total, poderá ser de até seis aviões – Portugal poderá gastar até 600 milhões de euros, o que deverá exigir uma reengenharia financeira por parte do governo português para que o Ministério da Defesa arque com estes custos.

Não está descartada, segundo a imprensa lusitana, a possibilidade de haver um remanejamento de verbas entre os ministérios, de modo a que a compra dos aviões brasileiros seja efetuada.

Para Roberto Godoy, especialista em armamentos e questões de Defesa, o governo de Portugal agiu acertadamente com a decisão de adquirir os aviões KC-390 que, gradativamente, irão substituir os Hércules C-130, chamados de “velhinhos”.

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“O KC-390 é o estado da arte. Dentre os aviões cargueiros de todo mundo, ele é considerado como o mais avançado. Ele é um modelo essencialmente brasileiro e é muito interessante. Foi inicialmente desenvolvido pela engenharia de projetos da Embraer e, depois disso, ganhou uma série de modificações e modificações pelo Comando Tecnológico da Força Aérea e então voltou para a Embraer que fez outras modificações”.

De acordo com o especialista, a aeronave em nada lembra o projeto original e isso representaria “o grande mérito da Embraer: farejar o momento certo para encontrar a demanda certa no ponto certo”.

“Foi assim com o Bandeirante (que hoje ainda voa nos Estados Unidos, mas não voa mais no Brasil), com os Tucanos, com os Lear Jet, e agora com os KC-390. A Embraer tem-se portado desta forma desde os anos 70 quando começou com seus primeiros modelos (justamente os Bandeirantes) e assim vem sendo até hoje com o KC-390, um cargueiro médio que tem capacidade para transportar até 23 toneladas (o que não é pouca coisa), é ágil, veloz, tem boa autonomia, tecnologia de ponta e que está chegando ao mercado internacional. O que faltava era um primeiro cliente. E este primeiro cliente surgiu com o interesse de Portugal por este avião.”

Diferenças

Em relação às diferenças entre o KC-390 e os Hércules C-130, Roberto Godoy explicou que o segundo é maior, já que foi projetado pela Lockheed. À época, era comum fazer uma aeronave maior para aumentar o volume de carga de transporte. Contudo, hoje em dia a concepção de projeto de engenharia para aviões do gênero é outra.

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“Pode-se otimizá-lo e fazer com que ele tenha um rendimento melhor dentro de uma fuselagem que não precisa ser imensa. Mas esta diferença entre os dois aviões é muito sutil e muito pequena”, comentou, sem se esquecer de mencionar que, “em termos de eletrônica de bordo, a do KC-390 é muito mais sofisticada do que a do Hércules C-130”.

“Além disso, ele é um jato puro, o que lhe permite desenvolver velocidades de até 900 km/h. E o KC-390 é dotado de um sistema de motorização e de equipamentos que lhe permite aterrisar nos mais diversos tipos de terrenos. Como se não bastasse, o KC-390 pode ser adaptado para qualquer tipo de transporte (hospitais de campanha, por exemplo), e esta letra K que ele ganhou em sua denominação (antes era apenas C-390), significa que ele também pode ser utilizado como avião-tanque. Ou seja, avião para reabastecimento de outros aviões. É, enfim, um avião multiuso ou, como se diz na linguagem da aviação, é um avião de múltiplo emprego”, concluiu Godoy.

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