Embaixador russo recorda para Lituânia quem deve a quem e quanto

Nos siga no
As pretensões de vários políticos bálticos de receber uma "compensação pela ocupação" por parte de Moscou são absurdas e podem provocar denúncia recíproca, declarou o embaixador da Rússia na Lituânia, Aleksandr Udaltsov.

"Uma possível pretensão por parte lituana sobre a compensação de danos por Moscou, causados supostamente pela 'ocupação soviética', é imprópria e absurda", disse o embaixador em entrevista ao jornal lituano Kurier.

Guarda-fronteiras russos na fronteira russo-lituana, foto de arquivo - Sputnik Brasil
Lituânia dá início à construção de cerca na fronteira com Rússia
Além disso, ele sublinhou que a Rússia, por sua vez, como herdeira legal da União Soviética, teria direito a exigir que Lituânia reembolsasse os gastos, pois era o maior destinatário de orçamento da URSS.

Segundo Udaltsov, trata-se também de fornecimentos privilegiados de minerais e recursos energéticos que equivalem a 72 bilhões de dólares (R$ 234,79 bilhões).

O diplomata frisou que no momento de entrada na URSS, Lituânia era um país agrário e ocupava um dos últimos lugares em qualidade de vida na Europa.

A industrialização do país a grande escala começou somente depois da Grande Guerra pela Pátria (como é conhecida na Rússia a participação soviética na Segunda Guerra Mundial).

A ilha da Catedral, em Wroclav (chamada Breslau durante o domínio alemão), na Polônia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Maioria dos europeus não acredita que Rússia planeje invadir Polônia e países bálticos
De acordo com o embaixador russo, entre 1940 e 1990, cerca de 65 bilhões de dólares (R$ 212 bilhões) foram investidos na economia da Lituânia do orçamento comum, tornando Vilnius centro industrial importante do país, responsável pela produção de produtos microeletrônicos e de energia.

Os Países Bálticos acusaram a Rússia em ocasiões diferentes de uma "ocupação soviética". No verão de 2016, os ministros da Justiça da Letônia, Lituânia e Estônia exigiram que Moscou "compensasse danos por crimes cruéis".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала